domingo, 25 de outubro de 2009

DEFENSOR PÚBLICO para quem precisa: JUSTIÇA PARA TODOS!


Defensoria Pública e Ministério Público se unem para resolver problemas sociais em cidade de Mato Grosso.
Uma parceria inédita em Mato Grosso tem levado cidadania à população do município de Terra Nova do Norte (distante a 675 quilômetros de Cuiabá). É que a Defensoria Pública e o Ministério Público (MP) uniram forças para resolver e propor uma solução a problemas que se arrastam há anos na cidade, como os ligados à saúde, segurança, meio ambiente, entre outros.

Segundo informações do Defensor Público de Terra Nova do Norte, Dr. Nélson Gonçalves de Souza Júnior, a atuação articulada entre os órgãos surgiu das necessidades da população. “Isso decorre da morosidade do sistema de defesa, carências nas políticas de saúde e educação, a insuficiência e, mesmo, a inexistência de diversos serviços e ações fundamentais”, aponta.

Por tais razões, desde o mês de setembro, as duas instituições tem se reunido em fóruns temáticos, com representantes da população, conclamando-os a discutir assuntos de interesse local, propondo alternativas que resgatem a competência cidadã na construção de uma sociedade segura.

Nos primeiros encontros, as discussões ficaram focadas na Segurança Pública, oportunidade em que foram conhecidas as estruturas tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar, aproximando os cidadãos da realidade de ambas as corporações. Como fruto de uma dessas reuniões, através de solicitação assinada em conjunto pelo Defensor Público, Dr. Nelson Gonçalves e pelo Promotor de Justiça, Washington Eduardo Borrére, será instalado na localidade o Conselho Comunitário de Segurança.

Na última quarta-feira (21), por exemplo, ocorreu a 1ª Mobilização em prol do Rio Esperança, um patrimônio ambiental da região. O evento, também promovido pelos dois órgãos em parceria com movimentos sociais ligados ao meio ambiente e sociedade civil fizeram a plantação de mais de duas mil mudas de árvores nas margens do Esperança.

E isso é apenas o começo. Os próximos fóruns temáticos tratarão de pontos específicos como a saúde pública, educação, corrupção e meio ambiente. Para o Defensor Público a população de Terra Nova do Norte só tem a ganhar. “Tais medidas visam a melhoria das condições de vida dos cidadãos, além do que constituem mecanismos que visam implementar o conceito de democracia participativa”, finaliza.


Veículo: Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso
Estado: MT

Nenhum comentário: