quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Cotidiano : Astronomia.
COTIDIANO / ASTRONOMIA
Cuiabanos poderão ver hoje eclipse lunar e chuva de meteoros
A sucessão de eventos astronômicos começa exatamente às 20h39, de hoje: 05.08.2009
DA REDAÇÃO
Três curiosos fenômenos astronômicos poderão ser vistos, a olho nu, pelos mato-grossenses nesta quarta-feira. O primeiro deles é um eclipse lunar. O segundo é a visualização de Júpiter e, o terceiro, uma chuva de meteoros, que poderá ser acompanhada também durante as próximas noites do mês de agosto.
A sucessão de eventos astronômicos começa exatamente às 20h39. Neste horário inicia o eclipse penumbral da Lua, que será pouco perceptível a olho nu, pois apenas cerca de 38% do disco lunar passará pela penumbra causada pela Terra no espaço, já que o sol estará no lado oposto.
Ao mesmo tempo que a Lua cheia surgir no horizonte mato-grossense, ela estará acompanhada de seu lado esquerdo de um astro com um brilho bastante intenso.
Júpiter,
Confundida comumente com uma estrela, na verdade este astro trata-se do planeta que está iniciando sua oposição, época em que ficará mais próximo do Sol e, consequentemente, da Terra.
200 meteoros por hora
Outro fenômeno que poderá ser visível, e que terá seu máximo na madrugada do dia 12, será a Chuva de Meteoros Perseídas. Com a Lua passando da fase cheia para minguante, os astrônomos estão esperando que o máximo de meteoros observados a olho possam chegar a 200 meteoros por hora.
As Perseídas, assim conhecida por ter seu ponto na constelação do Perseu, é uma das chuvas mais famosas por produzir as chamadas "fireballs", ou seja, Bolas de Fogo (meteoros de grande brilho). O astrônomo amador Eduardo Baldaci explica que as Perseídas são causadas pelos restos do cometa Swift-Tuttle.
"Fenômenos como estes são importantes para popularizar a astronomia, especialmente no ano em que comemoramos os 400 anos da invenção do telescópio", completou Baldaci.
Com informações da TV Centro América.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Dra. Sebastiana, obrigado por citar nosso artigo em seu blog. Assim, ampliamos a divulgação da astronomia em nosso estado.
Att
Eduardo Baldaci
www.eduardobaldaci.com
Postar um comentário