sábado, 18 de dezembro de 2010
EUA - Senado anula lei polêmica sobre gays nas Forças Armadas...
Medida foi derrubada em votação histórica para os direitos dos homossexuais.
Congresso americano derruba lei que proibia tornar público o homossexualismo nas Forças Armadas (Karen Bleier/AFP).
O Congresso americano anulou, definitivamente, a norma que proibia tornar público o homossexualismo nas Forças Armadas. A medida foi rechaçada em uma votação histórica para os direitos dos gays, no Senado, neste sábado. A derrubada da lei foi uma promessa da campanha presidencial de Barack Obama em 2008.
Após um duro debate, foi anulada por 65 votos contra 31 a lei "Don't ask, don't tell" (Não pergunte, não diga), de 1993, que obriga os efetivos militares americanos a não revelar sua orientação sexual.
A Câmara de Representantes já tinha aprovado a nova proposta por 250 votos a favor e 175 contra.
A revogação da lei significa que, pela primeira vez na história dos EUA, os gays poderão ser aceitos abertamente para servir às Forças Armadas e declarar sua orientação sexual sem receio de serem expulsos. Mais de 13,5 mil membros das tropas norte-americanas foram dispensados em virtude dessa lei.
Os republicanos haviam bloqueado votações anteriores sobre o projeto, alegando razões de procedimento. Porém, após a publicação de um estudo pelo Pentágono em favor da anulação da lei, vários republicanos se uniram aos democratas para aprovar a medida.
(Com agências France-Presse e Estado)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário