quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Informações sobre o Concurso para 25 cargos de Defensor Público Substituto em Mato Grosso!...


27/01/2010 - 12:59 hs

Mato Grosso: Resultado da segunda fase deve ser divulgado até dia 9/02.

O concurso para provimento de 25 cargos de Defensor Público Substituto em Mato Grosso está finalizando sua segunda fase, que deve ter o resultado divulgado até o próximo dia 9 de fevereiro. Dos 3050 candidatos que fizeram as inscrições, apenas 428 foram habilitados à segunda etapa. Após ser aprovado nesta fase, o candidato deverá requerer a inscrição definitiva, para que possa ser admitido à Prova Oral (3ª fase), que está prevista para acontecer no mês de março.

Diferente das duas primeiras etapas, que eram realizadas pela Fundação Carlos Chagas, as provas oral e de títulos ficarão a cargo da Defensoria Pública de Mato Grosso. De acordo com o Edital Nº 001/2009/DPG, de 15 de julho de 2009, na prova oral os candidatos serão argüidos pelos membros da Comissão de Concurso, sendo vedada consulta a códigos, obras jurídicas ou anotações.

Compõe a banca de examinadores o presidente da Comissão do Concurso e Subdefensor Público-Geral Silvio Jéferson de Santana, os procuradores da Defensoria Pública André Luiz Prieto, Hércules da Silva Gahyva, Danielle Biancardini, além de Pedro Marcelo de Simone, representante da OAB/MT.

A etapa de prova oral será realizada em um auditório, onde também será permitida a presença do público, assim como dos outros candidatos, o que dá ainda mais credibilidade à seleção. A quarta fase é a prova de títulos, que será realizada em sequencia.

De acordo com o presidente da Comissão, Sílvio Jéferson de Santana, “os aprovados atuarão no interior do Estado e a posse deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2010”.

Os candidatos podem obter o resultado da segunda fase, a partir do dia 9 de fevereiro, através do site da Defensoria Pública de Mato Grosso (www.defensoriapublica.mt.gov.br) ou no Diário Oficial do Estado.

Serviço
Informações adicionais sobre o andamento do Concurso podem ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC), da Fundação Carlos Chagas, pelo telefone (11) 3721-4888 ou consultar o site: www.concursosfcc.com.br.


Veículo: Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso
Estado: MT

As chuvas fortes que caem no Peru assustam os turistas...e há muitos brasileiros por lá!


Retirada de Machu Picchu prossegue e turistas reclamam.
(AFP) – Há 2 horas

CUZCO, Peru — A evacuação através de helicópteros de centenas de turistas, ilhados desde domingo nas proximidades de Machu Picchu devido às intensas chuvas, continuou nesta quarta-feira, enquanto persiste a preocupação com os mochileiros que fazem o Caminho Inca, onde já morreram duas pessoas.

Com a ponte aérea funcionando, o governo peruano espera retirar ainda nesta quarta-feira cerca de 800 turistas dos 1.500 que continuam ilhados no povoado de Aguas Calientes, localizado abaixo da famosa cidade inca de Machu Picchu, em meio às chuvas que têm provocado grandes deslizamentos.

"As persistentes chuvas que caem na região andina de Cuzco atrasam os trabalhos de resgate", admitiu o primeiro-ministro peruano, Javier Velásquez.

"Lamentamos o mau tempo que atrapalha o trabalho dos helicópteros; até agora evacuamos 600 turistas e 1500 ainda estão na região", disse o primeiro-ministro em declarações à imprensa.

Na segunda-feira o governo informou que eram 1.954 turistas ilhados em Aguas Calientes.

As autoridades peruanas responderam nesta quarta-feira às acusações de vários turistas que afirmaram haver discriminação contra os latino-americanos para dar preferência aos europeus ou norte-americanos.

Turistas chilenos ilhados contaram que algumas pessoas pagavam até 500 dólares para entrar nos helicópteros, e outros compravam atestados médicos falsos fingindo doenças para conseguirem embarcar.

Velásquez negou a acusação e afirmou que a prioridade de embarque foi dada aos maiores de 60 anos, crianças e pessoas doentes.

O governo peruano se dispôs ainda a enviar comida para os 8 mil habitantes de Aguas Calientes, já que a rota de acesso terrestre está bloqueada por deslizamentos e rios que transbordaram.

O governo justificou a lentidão das operações às chuvas intensas que caem na área nos últimos 15 anos.

"Não pensávamos que a evacuação ia durar tanto. Estamos fazendo o máximo", para terminá-la nas próximas 24 horas, falou o ministro do Comércio e Turismo, Martín Pérez, à rádio RPP.

Apesar das dificuldades, o ministro assinalou que o governo consegue sozinho fazer a evacuação e ajudar as mais de 13 mil pessoas afetadas pelas inundações.

"Agradecemos a ajuda solidária proposta pela Colômbia, Chile e Brasil, mas não precisamos dela por enquanto, porque a área de Machu Picchu é muito estreita para que mais de quatro helicópteros a sobrevoem ao mesmo tempo", assegurou Martín Pérez.

Copyright © 2010 AFP. Todos os direitos reservados. Mais »

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Vejam só essa centenária super 'fashion'!...


Hoje, a Mãe de Chico Buarque (o nosso Chico!), a senhora Maria Amélia Buarque de Hollanda completa 100 anos de idade.
Vale a pena procurarmos conhecer um pouco da história dessa mulher que teve participação ativa na política brasileira.
Maria Amélia Buarque de Hollanda, a Memélia, participou de momentos importantes da vida nacional. Avessa às entrevistas, existem poucas imagens dela.
Hoje (25/01/2010) ela recebe as homenagens de muitos brasileiros, dentre os quais citamos:
Dilma Rousseff - a Ministra Chefe da Casa Civil e virtual candidata à Presidência da República, também irá à festa de Maria Amélia Buarque de Holanda. Ela estará com Lula e cerca de uma centena de pessoas na festa que homenageará a mãe de Chico Buarque e viúva de Sérgio Buarque de Holanda, numa comemoração na casa do compositor, no Rio de Janeiro.
Dentre os convidados ilustres que estarão presentes a esse evento tão especial, destacamos um grande brasileiro - Oscar Niemeyer, 102 anos - vai ao aniversário de Maria Amélia Buarque de Holanda, cantar o "Parabéns a você" pelos seus 100 anos! Que Deus proporcione à querida Senhora Memélia muita saúde e muitas alegrias ao longo de sua vida!

Atenção ao novo texto legal: NOVA LEI DO INQUILINATO!...


Nova Lei do Inquilinato entra em vigor no País, nesta segunda feira (25/01/10).

25/01/2010

A nova Lei do Inquilinato começa a valer nesta segunda-feira em todo o Brasil. O texto, sancionado em dezembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como objetivo ampliar as garantias do inquilino e também agilizar ações de despejo.

Entre as mudanças previstas na lei estão a desobrigação do fiador e a criação de regras para a mudança de fiador durante o contrato. Atualmente, a Lei do Inquilinato não trata do assunto. O fiador pode desistir da função, ficando apenas responsável pelos efeitos da fiança durante 120 dias depois de o locador ter sido notificado.

O proprietário também poderá exigir um novo fiador, caso o antigo ingresse no regime de recuperação judicial. Com isso, pretende-se dar mais garantias ao proprietário e exonerar a empresa fiadora que passe por crise econômico-financeira.

A proposta também adequa ao novo Código Civil a proposta que mantém a proporcionalidade da multa rescisória em caso de devolução antecipada do imóvel locado.

Em caso de divórcio ou morte do locatário, a nova Lei do Inquilinato cria regras para a manutenção ou substituição do fiador. Antes, a legislação não previa essa possibilidade.

Nos casos de despejo, a ação é suspensa se, em 15 dias, o inquilino quitar integralmente a dívida com o proprietário ou a imobiliária. Com isso, não fica mais valendo a apresentação de um simples requerimento em que o locatário atesta a intenção de pagar a dívida --algo que tem atrasado em mais de quatro meses as ações de despejo.

Fica adotado também o mandado único de despejo. Cai, portanto, a prática atual de dois mandados e duas diligências, entre outros procedimentos que atrasam o processo.

Para ver na íntegra a Lei nº 12.112, clique aqui.

Tem sangue novo no TJ/MT!...


25/01/2010 - 17h13
Cerimônia de posse do Dr. Fernando Miranda Rocha será na quinta-feira.

A solenidade de posse do juiz Fernando Miranda Rocha, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, será realizada na próxima quinta-feira (28 de janeiro), a partir das 9h30, no Plenário 1 do edifício-sede do TJ. O magistrado foi eleito pelo Tribunal Pleno, em sessão plenária administrativa realizada no último dia 21, para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Díocles de Figueiredo.

Titular da Primeira Vara Especializada de Famílias e Sucessões da Comarca de Várzea Grande, Fernando Miranda Rocha acumula 16 anos e oito meses de atuação judicante na categoria de Entrância Especial, sendo o primeiro nome da lista entre os magistrados habilitados a concorrer à vaga pelo critério de antiguidade. Ao todo, são 23 anos e nove meses de serviços dedicados à magistratura mato-grossense.

A ascensão pelo critério de antiguidade atende ao artigo 93 da Constituição Federal, à Resolução 4/2006 do Órgão Especial do TJMT e à Resolução 6/2005 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

domingo, 10 de janeiro de 2010

O MAIOR 'SHOW' DA TERRA: A CORRIDA DE REIS EM CUIABÁ!



A Corrida de Reis - a maior corrida de rua do Centro Oeste brasileiro - já se transformou num evento amplamente esperado por milhares de pessoas. Tudo se transforma numa grandiosa festa para saudar o início de um NOVO ANO!...Além do efeito competitivo, a população se veste de alegria e aproveita, mesmo, para festejar!

Ednilson Aguiar/Secom-MT
DO RMTONLINE


Marco Joseph, da Tanzânia, venceu a Corrida de Reis 2010, em Cuiabá, e conquistou o bicampeonato na prova. O atleta já havia vencido a corrida no ano passado. Em segundo lugar chegou o brasileiro Franck Caldeira. Já no feminino a vitória foi da queniana Kipkoech Pasalia Chepkorir.

A chuva no início da manhã não atrapalhou os planos dos 10 mil atletas que participaram da 26ª edição da Corrida de Reis pelas avenidas de Cuiabá e Várzea Grande. Pelo contrário, serviu para amenizar o calor e refrescar o clima durante os 10 quilômetros da prova. A largada aconteceu na Avenida Doutor Paraná, que dá acesso à ponte Sérgio Motta.

Às 8h15, foi dada a largada para o pelotão de elite masculino. A ponte foi tomada por atletas profissionais e anônimos, que "pintaram" de amarelo a ponte. Nos primeiros três quilômetros, Franck William tentou se distanciar, mas logo foi alcançado pelos africanos e pelo compatriota Franck Caldeira.

Na metade da prova, Marco Joseph, Franck Caldeira, Nicholas Kiprutto Koech (Quênia) e o etíope Tekalegn Tebelu Abebe dividiam a liderança. Foi por volta do Km 6 que a prova foi decidida, com Joseph se distanciando do pelotão da frente e Franck Caldeira tentando manter-se próximo do líder.

Quando deixou a Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha) e chegou à Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), Marco Joseph já desempenhava um ritmo forte e abria vantagem para o segundo colocado. Depois, foi só manter as passadas largas até cruzar a linha de chegada na Praça das Bandeiras. Franck Caldeira chegou em segundo; Clodoaldo Gomes da Silva, em terceiro; Tekalegn Tebelu Abebe, em quarto; e Luis Fernando Almeida de Paula, em quinto.

No pódio

Franck Caldeira ficou satisfeito com o resultado. "Acompanhei o máximo que pude. O segundo lugar é positivo", disse. O atleta brasileiro já tem no currículo o título de campeão da Corrida de Reis em 2008, além de ter vencido a Corrida de São Silvestre (2006) e a Maratona Masculina nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007).

Classificação

Masculino

1º - Marco Joseph (Tanzânia)
2º - Franck Caldeira (Brasil)
3º - Clodoaldo Gomes da Silva (Brasil)
4º - Tekalegn Tebelu Abebe (Etiópia)
5º - Luis Fernando Almeida de Paula (Brasil)

Feminino

1º - Kipkoech Pasalia Chepkorir (Quênia)
2º - Zeineba Hasso Hayato
3º - Maria Zeferina Baldaia (Brasil)
4º - Sueli Pereira Silva (Brasil)
5º - Cruz Nonata da Silva (Brasil)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

"AVATAR" pode ser o maior sucesso do cinema de todos os tempos!....


Por Carl DiOrio

LOS ANGELES (Hollywood Reporter) - Dentro de uma semana, James Cameron deve poder gabar-se de ter criado os dois filmes de maior bilheteria da história do cinema.
Em "Avatar", terráqueos vão morar em Pandora, planeta habitado por uma raça humanóide

FOTOSTRAILER DE "AVATAR"A façanha espantosa de Cameron, sua produtora Lightstorm Entertainment e "Avatar" -- que já rendeu mais de 1 bilhão de dólares nas bilheterias mundiais -- foi precedida pelo sucesso estrondoso do diretor em 1997-98 com "Titanic," que teve a maior bilheteria de todos os tempos.

Depois de formar parceria com a Paramount para o lançamento de "Titanic", a Fox está cuidando da distribuição mundial de "Avatar".

Como "Titanic", "Avatar" está vendendo muito mais no resto do mundo que nos EUA e Canadá, onde apenas agora se prepara para ingressar no ranking dos Top 10 das bilheterias históricas.

"Não interessa nossa performance interna", disse Jon Landau, sócio produtor de Cameron na Lighstorm. "O negócio do cinema virou um negócio internacional. Quando você lança um filme, precisa pensar em como será seu desempenho internacional."

Enquanto isso, até mesmo executivos de estúdios rivais parecem estar entusiasmados com a performance estarrecedora do blockbuster em 3D da Fox, que mistura ação ao vivo e tecnologia de "motion capture", e Landau diz que sabe porque.

"É porque isso demonstra o potencial da indústria do cinema", explicou. "Prova que as pessoas querem ir ao cinema."

A ascensão potencial de "Avatar" para a posição de medalha de prata entre as bilheterias mundiais de todos os tempos levará o filme, que estreou em 18 de dezembro, a superar dois outros que ainda estão à sua frente no ranking.

Após encerrar o fim de semana com mais de 1 bilhão de dólares de bilheteria, nos próximos dias "Avatar" vai superar "Piratas do Caribe 2: O Baú da Morte", de 2006 (1,07 bilhão) e "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei", de 2003 (1,12 bilhão).

"Isso não é uma probabilidade -- é apenas questão de tempo", disse um observador.

Por outro lado, poucos analistas sugerem que "Avatar" tenha qualquer chance de superar "Titanic", que vendeu 1,84 bilhão de dólares em ingressos durante os meses nos quais ficou em cartaz nos cinemas mundiais.

Mas a qualquer dia "Avatar" já deve tomar o lugar de "Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith" (380,3 milhões de dólares) como décimo filme de maior bilheteria nos EUA e Canadá. Até o domingo, o filme de James Cameron já tinha acumulado 352,1 milhões de dólares na América do Norte.

O épico de 2 horas e meia de duração já rendeu incríveis 676,9 milhões de dólares no resto do mundo. Os filmes de ação tendem a fazer sucesso mundial, mas a bilheteria internacional espantosa de "Avatar" também reflete as oportunidades crescentes dos lançamentos de cinema em todo o mundo.

"Existem mercados internacionais que apenas agora estão emergindo com força", disse Landau. "É o caso da Rússia, por exemplo, que hoje tem mais cinemas do que tinha há dez meses. 'Avatar' poderá beneficiar-se disso. O público tem sede de filmes que antes não tinha a oportunidade de ver. Muitas pessoas não tinham cinemas em suas cidades, dez anos atrás."

Ganhador da Mega Sena, do interior de SP, pega prêmio e some!...


Lotérica de Santa Rita do Passa Quatro/SP, onde foi feita a aposta teve movimento triplicado.

REPRODUÇÃO

Um dos dois ganhadores da Mega-Sena da Virada sumiu da cidade onde morava, Santa Rita do Passa Quatro (248 km de São Paulo_, após pegar o prêmio, na segunda-feira (4).

O homem de 78 anos, que era aposentado e fazia bicos como jardineiro, tinha 11 filhos e dezenas de netos. Nenhum membro da família foi visto na cidade nos últimos dias.

No pequeno município não se fala em outra coisa. Pelos comentários dos moradores, é possível saber o perfil do ganhador. “Ele carpia horta, era aposentado, mas não dava para ele viver”, disse uma mulher.

Se a família aparecer novamente no local, vai ter muita gente querendo fazer negócio – os moradores querem que o dinheiro fique na cidade.

Na lotérica onde foi feita a aposta, a única da cidade, a sorte do cliente trouxe lucro para o dono. O movimento triplicou. Segundo o dono, o ganhador fez duas apostas, e agora muita gente quer repetir essa história.

O outro ganhador da Mega-Sena fez sua aposta em uma lotérica de Brasília e também já retirou o prêmio. Eles dividiram o prêmio de R$ 144,9 milhões e cada um ficou com exatos R$ 72.450.747,46.

Reeducandos de Mato Grosso fazem provas do ENEM.


Nesta terça e quarta feiras, reeducandos realizam provas do ENEM.

AGÊNCIA BRASIL

Apesar de possuir questões diferentes, o exame tem o mesmo grau de dificuldade!
Cerca de 12 mil detentos fazem nesta terça e quarta-feira as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma versão das provas será aplicada em 330 unidades prisionais que mantêm programas especiais de ensino médio.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os resultados serão divulgados em fevereiro, junto com as notas dos candidatos que fizeram a prova regular nos dias 5 e 6 de dezembro.

Os presidiários poderão usar o resultado do Enem para tentar uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni) ou pleitear uma vaga nas universidades públicas que adotam a nota do exame em seus processos seletivos.

Os presídios participantes são de 15 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas, Rondônia, Espírito Santo e Amapá) e do Distrito Federal.

De acordo com o Inep, apesar de a prova ter questões diferentes daquelas que foram aplicadas no Enem regular, o exame aplicado nos presídios tem o mesmo nível de dificuldade.

Hoje as as provas serão de ciências humanas e da natureza. Amanhã, os detentos serão avaliados em linguagens e matemática e farão uma redação. Nos dois dias, a prova começará às 13h (horário de Brasília).

Além dos presidiários, cerca de 300 candidatos do Espírito Santo farão a prova nesta semana. Eles não conseguiram realizar o exame em dezembro por causa das chuvas que caíram no estado, alagando escolas e impedindo a chegada aos locais de prova.

Cartórios do Brasil devem padronizar Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito.


Padronização de documentos entra em vigor no país.

Nova certidão de nascimento que começou a vigorar no último dia 1º de janeiro de 2010

A partir do dia 1º de janeiro começou a vigorar no país a padronização das certidões de nascimento, casamento e óbito. A medida permite o acesso aos documentos e a impressão da segunda via em qualquer cartório do Brasil.

Ainda neste mês também deverá vigorar o novo documento único que inclui em um só cartão RG, CPF, carteira de trabalho e de habilitação, além do título de eleitor.

Para evitar falsificação o novo cartão terá um microchip com as informações. A previsão é que 150 milhões de pessoas tenham o novo registro até 2020.

domingo, 3 de janeiro de 2010

FELIZ 2010 A TODOS NÓS!...


Pensar Positivamente - “Você é o que você pensa!”

Essa afirmação simples, mas precisa, indica que o que nós dizemos, fazemos e sentimos – tudo tem sua origem na mente.

A energia da mente humana é um dos maiores, mas menos entendidos recursos de energia do universo. Quando nós entendemos e aproveitamos essa energia, possuímos a chave para a felicidade e o contentamento, assim como para melhorarmos nossos relacionamentos e circunstâncias da vida.

Pensamento positivo: Torne Sua Mente Sua Melhor Amiga
O que penso sobre mim mesmo e como uso minha mente, imediatamente afetam meu relacionamento, tanto comigo mesmo quanto com os outros.
Confiança, amor, respeito, entendimento e boa comunicação caracterizam qualquer bom relacionamento. Será que eu sou meu próprio bom amigo e companheiro?

Os pensamentos são como sementes. Pensamentos amorosos e felizes produzem flores bonitas e frutos nutritivos; ou podem ser malignos e depressivos, produzindo espinhos dolorosos ou ervas daninhas venenosas. Nós podemos ser mestres de nossa vida ao produzirmos aqueles ‘frutos’ sadios, atrativos e nutritivos, que nos dão muita felicidade e contentamento.

Curso "Pensar Positivamente" – Meta
A meta do curso "Pensar Positivamente" é dar a você a compreensão da natureza do pensamento. Você aprenderá métodos para ser mais positivo e construtivo em casa, no trabalho e em seus relacionamentos. Os tópicos abordados incluem:

Entendendo a energia do pensamento, Conhecendo a mente, Assumindo o controle das experiências de vida, Desenvolvendo auto-estima,Criando sua própria realidade e Tornando a vida diária uma experiência positiva.O curso "Pensar Positivamente" é oferecido gratuitamente.

O curso é ministrado para grupos pequenos e grandes. Cada curso consiste de quatro a cinco aulas, cada uma com duração de 1 hora e meia a 2 horas. Em alguns lugares, o curso é oferecido como um retiro de fim de semana. Para informações sobre datas e horários, entre em contato com o local mais próximo de você.