domingo, 25 de janeiro de 2009

Vejam só Poconé brilhando na Gloooooobo!...



Gravação de Paraíso mobiliza mais de 4 mil figurantes em Poconé.

Edson Rodrigues/SECOM
Com estréia prevista para o dia nove de março, a nova novela das seis da Rede Globo, Paraíso promete ser um trunfo ao turismo mato-grossense.

Durante a gravação de cenas no município de Poconé, onde foi montada uma arena cinematográfica, de rodeio, com direito a cerca de quatro mil figurantes voluntários, a equipe de gravação não poupou elogios às belezas do Estado e a recepção que as pessoas vêm manifestando à produção.

A novela conta com o apoio logístico do Governo do Estado que, pela parceria, oferece passagens e hospedagem à equipe, tendo como contrapartida, a inserção de vários símbolos culturais de Mato Grosso. A cidade fictícia onde acontece a trama, Paraíso, fica localizada em Mato Grosso. Durante a gravação desta sexta-feira (23.01), o diretor geral da novela, Rogério Gomes, o Papinha, revelou que os atores citarão em várias passagens o nome de cidades mato-grossenses, como o transporte de boiada entre elas.

“Mato Grosso é um Estado com características únicas, em nenhum momento tivemos problemas aqui, mesmo com uma equipe de mais de oitenta pessoas. Certamente a novela será importante para o turismo, é uma vitrine para 180 milhões de pessoas, alguém irá se interessar e vir conhecer aqui”.

A gravação de cenas em Poconé teve como ápice para a população local a presença do cantor Daniel, na quinta-feira (23.01). O cantor que participa da novela ofereceu uma pequena “canja” atendendo aos pedidos dos mais de quatro mil figurantes.

As cenas serão gravadas na cidade, até este domingo (25.01), uma vez que, na segunda-feira (26), a equipe retorna para Chapada dos Guimarães, onde fará a gravação de uma cena de condução de boiada. A parceria do Governo do Estado é uma ação inovadora, explicou o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Yuri Bastos. Ele detalhou que atrair cada vez mais turistas e, consequentemente, investimentos ao Estado, é um papel que necessita de estratégias novas.

“Comprar uma campanha de mídia nacional, chamando ao turismo mato-grossense, como outros Estados fazem, é muito caro para os cofres públicos. Esta é uma iniciativa ousada que colocará Mato Grosso no foco durante os seis meses que a novela estiver no ar”.

A secretária adjunta de Turismo, Vanice Marques, comentou que o ganho do Estado será enorme, uma vez que, com o retorno do rodeio, do homem do campo, das belezas naturais mato-grossenses sendo reapresentadas ao Brasil, outras portas estarão sendo abertas.

“Em um segundo momento, tentaremos a realização de mais entrevistas apresentando Mato Grosso ao país. A direção da Globo já afirmou que esta novela ainda irá concorrer em concursos internacionais, o que não mensura a mídia espontânea que teremos”.

Entre os símbolos que serão levados para todo o país está o cavalo pantaneiro. Em todas as cenas que contiverem montaria serão utilizados animais da raça, inclusive nas gravações dentro da cidade cinematográfica no Rio de Janeiro. Orgulhoso de ver seus cavalos sendo gravados, o criador Mardio de Almeira, revelou que a emissora de televisão adquiriu seis de seus mais bonitos animais para serem levados à capital carioca.

“Além da beleza e do símbolo mato-grossense que o cavalo pantaneiro é, ele possui uma resistência superior aos outros cavalos. Em média o cavalo trabalha cinco ou seis horas, mas o pantaneiro vai de doze a treze horas, em qualquer terreno”. Um dos atores que aprovou a utilização do cavalo pantaneiro foi Thommy Schiano, o Cilo, que nas gravações já está sendo chamado de “Peão Maluco". Na ficção ele é o braço direito do personagem principal, José Eleotério, o Zeca, interpretado pelo ator Eriberto Leão. Thommy foi enfático ao expressar o que está sentindo em Mato Grosso.

“Fiquei abismado com a beleza de Chapada dos Guimarães. Estou gostando muito do que estou vendo e tenho certeza que o público também irá gostar. Estava faltando divulgar essas coisas tão bonitas para o Brasil, uma novela que falasse de rodeio, de um povo carinhoso. Eu tenho certeza que a repercussão será muito legal”.

Na retaguarda deste esperado sucesso está o diretor de fotografia Sérgio Tortóri. “O contraste de cores que encontramos aqui é maravilhoso, na chapada foi um verdadeiro degrade de vermelho, um cenário perfeito, uma linda fotografia. As pessoas gostam disso”.

Serão utilizadas cenas panorâmicas de Mato Grosso durante as passagens entre cenas, uma vez que a gravação constante irá acontecer no Rio de Janeiro, porém a intenção é mostrar, durante toda a novela, que a história se passa em paisagens mato-grossenses. Outro impressionado com as belezas locais foi o ator Alexandre Nero, o “Terêncio”. Ele procurou uma forma de explicar a paisagem que está encontrando. “Eu tirei muitas fotos aqui, de vários lugares lindos. Mas eu tenho certeza que as pessoas que vou mostrar estas não verão toda a beleza que eu vi. Aqui é uma energa, uma beleza profunda”.

RODEIO – Mato Grosso é um Estado com a tradição viva, do rodeio, lembrou o presidente da Federação Mato-grossense de Rodeio, Renato Bravaresco. “É o único Estado que possui um campeonato estadual organizado. Somos os maiores fornecedores de touros para rodeio do país”. Toda a estrutura do rodeio cinematográfico foi montada pela Federação, que manteve trinta cowboys para as gravações, 25 montaria em touro e cinco para cavalos.

TRAMA - Exibida pela primeira de agosto 1982 a março de 83 a novela foi reprisada em Vale a Pena Ver de Novo em 1986. A telenovela conta a história de amor entre o jovem peão José Eleutério, conhecido como "O Filho do Diabo", e Maria Rita, conhecida como Santinha. O velho Coronel Eleotério possuía uma garrafa com um diabo dentro dela e teria feito um acordo com satanás por isso a alcunha do filho.

Já Santinha carregava o apelido por lhe atribuírem milagres quando criança e também pela devoção da sua mãe, a beata Dona Mariana que faz de tudo para que ela seja freira. Por causa de um acidente que José Eleutério sofrera num concurso de peões de boiadeiro, ficando quase que aleijado.

Maria Rita consegue, mesmo reclusa em seu quarto, através de orações, salvar a vida de José Eleutério. Devido a mais este milagre, a beata Mariana, a leva para o convento, realizando o desejo da mãe, mas José Eleutério, grato e apaixonado, rapta a futura freira.

Tem mais CRIME AMBIENTAL em Mato Grosso!...



A Polícia Federal, o IBAMA e a Força Nacional de Segurança, em operação conjunta, descobrem novo esquema de comércio ilegal de madeira em MT...


DO JORNAL NACIONAL.


Em Mato Grosso, uma operação da Polícia Federal, do Ibama e da Força Nacional de Segurança desvendou um novo esquema de comércio ilegal de madeira, nesta semana, conforme matéria publicada no "Jornal Nacional", da Rede Globo, neste sábado (24.01.09).

Em um sobrevôo, a polícia logo identifica clareiras no meio da mata, com toras prontas para o transporte. O alvo é a reserva indígena de Caiabi - no Norte de Mato Grosso - onde vivem cerca de 500 índios.

“A madeira é extraída da reserva, esquentada em planos de manejo próximo à reserva e levada para ser beneficiada em madeireiras também próximas à localidade", explica o delegado Marcelo Augusto Xavier da Silva, da Polícia Federal.

Numa madeireira, a autorização de funcionamento está vencida desde 2007 e a empresa não tem documentos que comprovem a origem da madeira.

"A empresa foi autuada pela infração administrativa ambiental e as atividades dela vão ficar suspensas até que ela regularize a situação”, diz Gustavo Muller Podesta, analista ambiental do Ibama.

Os fiscais também encontraram funcionários trabalhando sem registro em carteira."Eu acho que o certo era registrar a carteira, porque como é que a pessoa vai trabalhar em branco?”, questiona o trabalhador Osvaldo Pereira.

Outras três madeireiras foram lacradas e autuadas por crime ambiental. O comércio clandestino de madeira é um negócio milionário que conta com a participação de quadrilhas especializadas em todas as etapas do processo: da extração à venda nos mercados consumidores das regiões Sul e Sudeste.

A fiscalização também atua nas estradas. Uma carreta que levava madeira para São Paulo foi apreendida porque está com a autorização de transporte vencida.“A documentação é emitida no momento que ela sai da serraria até o local de destino da madeira.

Como essa documentação já está vencida, provavelmente ela já tenha sido usada”, diz o delegado Paulo Melo.

Olhem porque a "Maria da Penha" precisa sair do Brasil!...


Marido é condenado por matar mulher, que se declarou 'solteira' no Facebook.
Edward Richardson, 41 anos, cometeu crime em 2008.
DO G1 - Divulgação.

Ele invadiu quarto e a matou a facadas.Um britânico matou a própria mulher depois que ela trocou seu status no site de relacionamentos Facebook de "casada" para "solteira".

Edward Richardson, de 41 anos, foi condenado pela morte de Sarah Richardson, ocorrida em 12 de maio de 2008.

De acordo com a BBC, Richardson esfaqueou a mulher, de 26 anos, na casa dos sogros, em Brown Lees, Staffordshire. Depois do ataque, ele tentou se matar. Considerado culpado, Richardson foi condenado à prisão perpétua, sem direito a revisão da pena antes de 17 anos de prisão. "Richardson ficou com raiva ao ver que Sarah mudou seu estado civil para 'solteira' no Facebook, e decidiu ir vê-la, já que ela não estava respondendo suas mensagens", afirmou a promotora Fiona Cortese.

"Ele quebrou a janela da frente e invadiu a casa. Depois, encontrou a mulher no quarto e a atacou com uma faca".

Magistrado profere sentença em versos na fronteira do RS!...



Foi em Santana do Livramento. A reportagem está publicada em Zero Hora de hoje (25.01.2009):


Para quem já compôs músicas nativistas, proferir uma sentença em versos foi barbada. Segundo o juiz de direito Afif Jorge Simões Neto, da 2ª Turma Recursal Cível, ele precisou de pouco mais de uma hora para rimar 10 estrofes com a decisão de um julgamento realizado na manhã de quarta-feira.
A ação, no Juizado Especial Cível da Comarca de Santana do Livramento, era referente a um pedido de indenização por dano moral.
– Como envolvia dois tradicionalistas, achei que cabia um texto dessa forma. Meu pai era advogado em São Sepé e na vida dele fez três defesas em versos. Mas a minha foi muito inferior – considera Simões Neto, que após 14 anos de magistratura resolveu fazer sua estreia do gênero no Direito.
Simões Neto julgou o recurso de uma ação que havia sido movida pelo patrão do CTG Presilha do Pago, de Santana do Livramento, Rui Francisco Ferreira Rodrigues. O tradicionalista afirmava ter sido ofendido em sua honra pessoal durante pronunciamento feito por um conselheiro fiscal da 18ª Região Tradicionalista no uso da tribuna livre da Câmara de Vereadores.
O conselheiro teria dito que o patrão não prestava conta das verbas públicas recebidas para eventos. Mas ele negou as acusações. No Juizado Especial Cível de Livramento, o conselheiro foi condenado a pagar R$ 1,5 mil. Ele recorreu, e o juiz poeta entendeu que não havia ocorrido ofensa. Apesar de descontente com o despacho, o patrão do CTG garante não ter se incomodado com a poesia.
– Foi uma brincadeira. Vou me reunir com os advogados na segunda, para saber se ainda cabe outro recurso nesse processo. Não pretendo fazer nada contra o juiz – diz Rodrigues.
Conforme o Tribunal de Justiça do Estado, sentenças em versos não são muito comuns. Em abril de 2003, ZH contou a história de um juiz da Comarca de Augusto Pestana, Adair Philippsen, que em versos havia rejeitado denúncia de furto encaminhada pelo Ministério Público contra um homem que havia surrupiado oito galinhas.

Leia a sentença:

“Este é mais um processo
Daqueles de dano moral
O autor se diz ofendido
Na Câmara e no jornal.

Tem até CD nos autos
Que ouvi bem devagar
E não encontrei a calúnia
Nas palavras do Wilmar.


Numa festa sem fronteiras
Teve início a brigantina
Tudo porque não dançou
O Rincão da Carolina.


Já tinha visto falar
Do Grupo da Pitangueira
Dançam chula com a lança
Ou até cobra cruzeira.

Houve ato de repúdio
E o réu falou sem rabisco
Criticando da tribuna
O jeitão do Rui Francisco.

Que o autor não presta conta
Nunca disse o demandado
Errou feio o jornalista
Ao inventar o fraseado.

Julgar briga de patrão
É coisa que não me apraza
O que me preocupa, isso sim
São as bombas lá em Gaza.

Ausente a prova do fato
Reformo a sentença guerreada
Rogando aos nobres colegas
Que me acompanhem na estrada.

Sem culpa no proceder
Não condeno um inocente
Pois todo o mal que se faz
Um dia volta pra gente.

E fica aqui um pedido
Lançado nos estertores
Que a paz volte ao seu trilho
Na terra do velho Flores.”

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Vejam só que absuuuuuuurdo!...


Paraíso ecológico no Pantanal está à venda nos EUA...


Redação 24HorasNews
A Fazenda Santo Antonio do Paraíso, no Pantanal, é uma propriedade com 255,371 acres de terra, que se espalha por uma das áreas mais bonitas e ricas em diversidade biológica no Brasil. Aproximadamente 70% de suas terras encontram-se dentro do Pantanal.

Só isso já bastaria para interessar um futuro proprietário, mas a área engloba também quatro ecossistemas, que incluem espécies como o jaguar, anaconda, cervo, capivara, tuiuiu e mais de 640 variedades de pássaros. Por todos esses atrativos, a propriedade está sendo negociada no exterior.

Com a crise ameaçando donos de terra no país, os proprietários acharam melhor colocar suas terras à venda pela Hall and Hall, uma imobiliário especializada em vender ranchos e fazendas nos Estados Unidos e operando também no Chile, Argentina e Brasil.

Segundo o site Luxist, especializado em artigos de luxo, a fazenda conta ainda com 23 mil cabeças de gado e 8 mil acres de plantação de soja.

Tudo isso a duas horas e meia de distância de um aerporto. A idéia é encontrar um milionário com pendores conservacionistas para continuar protegendo as espécies nativas.

O problema maior, porém, é encontrar alguém disposto a desembolsas US$ 74 milhões por esse pedaço de paraíso brasileiro.(Época)

domingo, 11 de janeiro de 2009

Afinal: a Copa vem ou não vem para Cuiabá?...


COPA 2014: Rede Globo adia exibição de Cuiabá e Campo Grande no Fantástico.


11/01/2009 às 20:09
maysadecastro


A TV Globo adiou a exibição das matérias sobre os argumentos que Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) têm para sediar a Copa de 2014. A informação é de que não foi possível concluir a edição dos vídeos, que iria ao ar hoje (11-01), no quadro 'Me Leva Brasil', do repórter Maurício Kubrusly, no programa Fantástico. A data para a exibição ainda não foi definida pele rede de televisão.

Kubrusly esteve em Cuiabá na última quinta-feira (08-01), gravando depoimentos e imagens da Capital. No Estádio Governador José Fragelli, o Verdão, que será demolido para dar lugar a uma arena multiuso, nos moldes exigidos pela FIFA, o jornalista gravou entrevista com o secretário de Esportes e Cidadania, Pedro Sinohara.

Depois, já na Praça da República e Alencastro, Kubrusly colheu depoimentos de populares, entre eles o do engraxate Aquilino, da Praça Alencastro, que tornou conhecido o bordão "Ah! Dá licença, né!".

O jornalista conheceu também o Museu da Caixa D´Água Velha, que se transformou num dos principais pontos turísticos da Capital e que já abrigou exposições como as do arquiteto Oscar Niemeyer e do artista plástico Clinio Moura.

Antes, os secretários municipais e membros de uma equipe do Governo do Estado, que também acompanhou a produção, almoçaram numa peixaria de Cuiabá, mantendo contato com a culinária regional, um dos diferenciais que dão à Capital condições de sediar a Copa de 2014.

Veja o resultado final da Corrida de Reis!...



Africanos acabam com o sonho de bi do Franck Caldeira, na Corrida de Reis de Cuiabá/MT.

11/01/2009 às 09:18h

Reprodução

Novo trajeto, novo campeão. Com um percurso sem decidas e com uma grande subida no fim, os fundistas africanos acabaram com o sonho de Franck Caldeira de conquistar o bicampeonato da Corrida de Reis.
Quarto colocado na São Silvestre 2008, Marco Joseph, da Tanzânia,venceu neste domingo a 25ª edição da prova. Campeão da Volta da Pampulha e dos 10km do Rio de Janeiro, o queniano Nicholas Koech ficou em segundo, com Franck Caldeira na terceira posição.
Na competição feminina, o Brasil chegou novamente na terceira colocação, com Fabiane Cristina. O título da prova ficou com a queniana Nancy Quipron, com a tanzaniana Sara Makera em segundo.
Campeão de 2008, Franck Caldeira destacou o aumento da dificuldade da Corrida de Reis, que este ano teve o seu trajeto de 10km modificado, saindo da cidade de Várzea Grande (MT) e chegando em Cuiabá (MT).
Ao contrário do ano passado, a prova de 2009 não teve nenhuma descida e ainda terminou com uma subida de 3km até a Praça das Bandeiras.
- O novo percurso atrapalha um pouco. Tem que estar bem condicionado. Estou começando um novo ano e tive grandes atletas na frente. Eles também são fortes e estou muito feliz (com o desempenho) – disse Franck Caldeira à Rede Globo.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Observem que alguém colocou trema além do necessário!...


Carta de despedida ao Trema...

Como outros já fizeram, quero também me despedir do trema, cuja morte foi anunciada por decreto a partir de 1º de janeiro.

Não uma, mas cinqüenta e cinco vezes quero me despedir desta acentuação antiqüíssima e usada com tanta freqüência. Fomos argüídos a respeito?

Claro que não! A ambigüidade que tínhamos para decidir se queríamos usar o trema ou não numa frase nos foi seqüestrada para sempre. Afinal, a ubiqüidade do trema nunca nos foi exigida.

Quem deve se beneficiar com esta tão inconseqüente medida? Creio que tão somente os alcagüetes, os delinqüentes e os sangüinários, justamente aqueles que não estão eqüidistantes, como nós, dos valores eqüiláteros da Sociedade.

Vocês já se argüiram sobre as conseqüências do fim do trema para os pingüins, os sagüis e os eqüestres? Estes perderão uma identidade conquistada desde a antigüidade.

E o que dizer do nosso herói Anhangüera, que vivia tranqüilo com o seu nome indígena? Com a liqüidação do trema, a pronúncia do seu nome não será mais exeqüível.

Os nossos papos de chopp nunca mais serão os mesmos, pois a tão freqüente lingüicinha acebolada vai desagüar num sangüíneo esquecimento.

O que vai acontecer com o grão de bico com gergilim, agora sem o liqüidificador para prepará-lo?

Ah, meu Deus! Tenha piedade de nós! Nunca mais poderemos escrever que "a última enxagüada é a que fica"!

Não sei se vou agüentar a perda da eloqüência, em termos de estilo literário, que o trema trazia à Última Flor do Lácio.

É preciso que averigüemos se haverá seqüelas futuras! E para onde vai a grandiloqüência dos lingüistas?

Haja ungüento para suportar tamanha dor!

O que podemos esperar em seqüência? Será que não se poderia esperar mais um qüinqüênio para que fossem melhor avaliados os líqüidos benefícios desta mudança?

Portanto, pela qüinqüagésima vez, a minha voz exangüe se une à dos bilíngües e trilíngües como eu, cuja consangüinidade lingüística e contigüidade sintática se revolta ante tamanha iniqüidade.

Pedir que nos apazigüemos, para mim é inexeqüível, pois falta-nos tranqüilidade diante de tamanha delinqüência gramatical.

Portanto é com dor no coração que lhe dou este meu adeus desmilingüido.

Adeus, meu trema querido! Mas pelo menos uma coisa me apazigüa, pois quando a saudade bater, sei que vou poder revê-lo quando estiver lendo alguma coisa em alemão.

Desconheço a autoria.

Corrida de Reis em Cuiabá/MT!


Dez mil saem às ruas, nos 25 anos da maior prova de atletismo do Centro-Oeste!...Inclusive, meu filho, Fred!...


Disputa será transmitida pelo programa ADMAR PORTUGAL

DIÁRIO DE CUIABÁ
Um exército de profissionais – cerca de 1,1 mil – vai trabalhar para que nada de errado aconteça na 25ª edição da Corrida de Reis, que acontece neste domingo (11/01/2009), abrindo oficialmente o calendário de 2009 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Com transmissão ao vivo para todo o país, dentro do programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, a prova terá recorde de participantes – cerca de 10 mil inscritos – contra 7,5 mil da edição passada. “Estamos comemorando o ‘Jubileu de Prata’ e quem ganha é o telespectador brasileiro”, disse o diretor-geral da TV Centro América, Zilmar Melatte.

“Cuiabá, a Capital de Mato Grosso, será mostrada para o Brasil e para o mundo, por meio da Globo Internacional”, disse Melatte.

Ele avalia que se trata de um fato muito importante para Cuiabá e Mato Grosso, com uma imagem positiva de confraternização através do esporte.

“O Brasil e o mundo vão ter a oportunidade de assistir a uma bonita imagem de nossa Capital. Proporcionalmente, a Corrida de Reis, pela organização e também pelo prêmio, é a maior corrida de rua do país”. E Melatte explica porque. Na última corrida do ano passado, da São Silvestre, foram 20 mil inscritos, só que a população de São Paulo é de 20 milhões de habitantes contra 2,5 milhões de Mato Grosso. “Proporcionalmente, a Corrida de Reis tem mais participante que a São Silvestre e isso mostra que Cuiabá tem uma população participativa, que gosta do esporte.

Acredito que isso vai contar pontos junto à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e à Fifa (entidade máxima do futebol mundial) na escolha das subsedes da Copa do Mundo de 2014”, argumentou. Segundo a gerente de Marketing da TV Centro América, Cristina Costa, um batalhão que chega a superar a marca de mil profissionais vai trabalhar no evento.

Da Globo de São Paulo vieram 50 profissionais, os mesmos que trabalharam na São Silvestre no dia 31 de dezembro e, depois, no dia 4 de janeiro na Copa América de Ciclismo em Interlagos.

“Da TVCA, são mais de duzentos funcionários que estarão envolvidos na Corrida de Reis. E, somando todos os parceiros - Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, funcionárias das secretarias de Esportes dos dois municípios e do Estado -, chega a 1.100 profissionais”, contabilizou a gerente.

Na UM 7 (unidade móvel nº 7), que vai comandar a transmissão, trabalham 20 profissionais. Para o gerente de operação de Engenharia da TV Globo do Rio de Janeiro, Mário Jorge, é a unidade móvel 7 que define toda a transmissão.

“É daqui desta unidade que comandamos toda a operação da transmissão, inclusive da OBVAN (uma camionete F 250 toda equipada com Reck de Comando, grua, etc), e a moto link (uma BMW de 1.100 cilindradas, também equipada) para que tudo ocorra sem erro”, explicou.

As imagens ficarão sob a responsabilidade dos técnicos da moto e da F 250, sob o comando do pessoal que estará dentro da carreta (central de comando) estacionada no local da chegada, em frente à Praça das Bandeiras, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, a do CPA.

“As duas unidades menores que estarão na pista estão equipadas com o que há de mais moderno em termos de televisão. Tudo isso para que a população tenha uma imagem com qualidade de diferentes pontos da corrida”, afirmou Mário Jorge

Enquanto a criançada, ainda, está de férias!...


A partir de hoje, nos cinemas "O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes".

Na floresta, o músico Grilo Feliz continua ensaiando suas canções com o objetivo de animar todo o povo da região e também de logo poder gravar um CD. Porém, sua carreira é atrapalhada após a descoberta de fósseis de insetos gigantes. Com isso, ele e seus amigos terão de enfrentar a perigosa vilã Trambika, com seu grupo de malvados louva-a-deus.

Na disputa entre O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes, o cantor conhece também os sapos Netão, Sinistro e Caradura, um trio de rap que também almeja gravar um CD para sair da vida difícil na favela.

Além deles, se junta à turma a grilinha Pétala, que com sua canção logo ganha um lugar no coração do Grilo Feliz.

A animação O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes é o segundo filme com os personagens criados por Walbercy Ribas no início dos anos 80, que ilustrou propagandas de eletrônicos na época. Em busca de patrocínio, o animador encontrou muita dificuldade para concluir o primeiro filme, que realizou em 37 semanas e estreou em 2001.

O segundo, feito em computação gráfica, teve a co-direção de seu filho, Rafael, e produção da filha Juliana, que tinham 6 e 8 anos quando os personagens foram criados.

INFORMAÇÕES
Diretor:Walbercy Ribas, Rafael Ribas
Elenco:(animação)
Nome Original:O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes
Ano:2009
País:BRA
Site: Oficial

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Museu Solar Monjardim.


Saiba mais sobre o Solar Monjardim:

O prédio ocupado pelo Museu Solar Monjardim é o único exemplar da arquitetura rural existente na ilha de Vitória. Construído no final do século XVIII, passou a ser habitado pelo capitão-morAutoridade que, numa cidade ou vila, comandava a milícia chamada ordenanças. Francisco Pinto Homem de Azevedo, no início do século XIX.

Com o casamento de D. Ana Francisca Maria da Penha Benedito Homem de Azevedo, filha do capitão-morAutoridade, com José Francisco de Andrade e Almeida Monjardim, a propriedade passou à família Monjardim.

A propriedade foi ocupada pelos membros da família até 1940, quando o prédio foi tombado pelo IPHAN, sendo considerado um dos melhores exemplares da arquitetura rural do litoral sudeste do Brasil.

O prédio abrigou o Museu Capixaba e o Museu de Arte e História até a década de 1960. Em 1980, após obras de recuperação, o museu foi reaberto com o nome de Museu Solar Monjardim, e o acervo foi direcionado para reconstituir uma residência rural de família abastada no século XIX.

Hoje é administrado pela 21ª Superintendência do IPHAN-ES.

Localização: Av. Paulino Muller, s/n - Jucutuquara - Vitória - ES
Visitação - Horário: 3ª/6ª 10h/16h
Da antiga fazenda da família Monjardim restou apenas uma parte de seu agradável jardim e a casa grande.

Restaurada, ela conserva objetos de época, como as onipresentes escarradeiras, e móveis originais, como a cama do então Barão do café e os utensílios da cozinha - o cômodo mais rústico da casa, de piso de terra, onde só os escravos entravam.

Monitores bem-treinados guiam o visitante e contam boas histórias do local.

Data: Século XVIII

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Apadrinhamento afetivo em cidade gaúcha.

29/12/2008 Fonte: MPRS
Garantir o direito à convivência familiar de jovens e crianças abrigados em Viamão. Este é objetivo do termo de cooperação assinado, recentemente, na Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude. A decisão foi tomada após reuniões com a Secretaria Municipal da Assistência Social, dirigentes de abrigos, Conselhos Tutelares, Poder Judiciário, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Condica e equipe do Instituto Amigos de Lucas.
O programa de apadrinhamento afetivo visa propiciar referências, tanto familiares quanto comunitárias, às crianças e aos adolescentes com vínculos familiares rompidos e submetidos à proteção de abrigamento.
Os interessados em apadrinhar deverão, primeiramente, preencher os requisitos previstos no termo. Passada esta etapa, os candidatos participarão de oficinas de esclarecimento, sensibilização e formação, nas quais serão analisadas questões referentes à violência física e psicológica, à negligência, aos maus-tratos, aos limites educacionais que devem ser impostos, ao vínculo e apego, à realidade da vida em abrigos, aos aspectos jurídicos e à responsabilidade social do cidadão frente a situação posta.
"O sucesso garantirá o convívio familiar e comunitário de crianças e adolescentes que se encontram abrigados e sem perspectivas de colocação em família substituta", salienta a promotora de Justiça Daniela Lucca da Silva. O programa será executado de forma articulada e integrada pelos órgãos envolvidos.

Afilhados
As criança e adolescentes, para assumir a condição de afilhado, deverão estar em situação jurídica definida, estando judicialmente autorizada sua inclusão no cadastro de aptos à possibilidade de apadrinhamento, ouvido o Ministério Público.
Eles também passarão por oficinas que tratarão de temas como os limites impostos durante o processo educacional, a responsabilidade, o vínculo e apego, o respeito às diferenças, o pertencimento e a diferença entre apadrinhamento e adoção.
"Após os encontros de aproximação entre padrinhos e afilhados, serão feitas avaliações individualizadas e permanentes sobre o apadrinhamento afetivo", explica a Promotora.
O lançamento oficial, no âmbito Municipal, será em abril de 2009.
Comentários (0) comente esta notícia

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Ainda sobre a Língua Portuguesa...


Como um termo vira verbete de dicionário.



Não bastasse o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor a partir de 1º de janeiro, editores e lexicógrafos, profissionais responsáveis pela inclusão ou não de uma palavra num dicionário, têm de analisar expressões que pipocam, por exemplo, aqui, nas páginas de um jornal, ou acolá, na fala do povo.
Caso de duas contribuições recentes do governo Lula: "pré-sal", que designa a camada abaixo do leito do mar, em que foi achado petróleo. E a expressão "sífu", usada pelo presidente no início de dezembro, em discurso sobre a crise mundial.
Os três principais dicionários do Brasil - "Aurélio", "Houaiss" e "Caldas Aulete"_ já cogitam incluir "pré-sal":
Já "sífu" -com acento agudo no "i", já que é paroxítona terminada em "u", como já ressaltou o professor Pasquale Cipro Neto, colunista da Folha deve ficar de fora das atualizações. "Não é novidade, salvo na boca de um presidente. E dificilmente se encontra o registro exceto na fala", diz Paulo Geiger, editor da Lexicon, que publica o "Caldas Aulete".
Palavras cruzadas tanto "pré-sal" quanto "sífu" foram garimpadas em uma das principais fontes dos dicionaristas: a imprensa. Mas há outros nascedouros de verbetes. "Num dicionário com mais de 230 mil entradas como o "Houaiss", tudo importa: jornais, revistas, teses, bulas de remédios, literatura, de terminologia, obras científicas, internet etc.", diz Mauro Villar, diretor do Instituto Antonio Houaiss.
Já Paulo Geiger ressalta que o "Caldas Aulete" é muito "sensível à imprensa como criadora de neologismos", e que as novidades surgem de vários setores, como a culinária, a área de gestão, a economia, a tecnologia etc. Geiger cita o esporte como fonte de verbetes recentes como "cadeirante", que surgiu na segunda metade do século 20 com os Jogos Paraolímpicos. E até mesmo um estrangeirismo usado no tênis e no vôlei, o "ace", do inglês, que significa "saque sem defesa", em que o adversário não alcança a bola e é convertido em ponto.
Quarentena. Há um tempo médio de "quarentena" até que novas palavras entrem nos dicionários. Para Villar, do "Houaiss", os dicionários devem ter novas edições - "e não reimpressões, mas edições de verdade" num período entre cinco ou dez anos, para não se desatualizarem. Para Emerson Santos, o ideal são edições trienais.

Da redação do TJ/MT:


TJ-MT: Câmaras Cíveis e Criminal do TJMT realizam audiências nesta quarta-feira, dia 06/01/2009.


Nesta quarta-feira (7/1) estão previstas quatro sessões a serem realizadas junto a Segunda, Quinta e Sexta Câmaras Cíveis e Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Com o fim do recesso forense nesta data, as 79 comarcas do Estado e o TJMT voltarão ao expediente normal.
O recesso começou no dia 20 de dezembro de 2008 e termina nesta terça-feira (6/1), conforme a Lei Complementar Estadual nº 228/2005, que alterou o artigo 231 da Lei nº 4.964/1985 (Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Mato Grosso).
Durante o recesso de fim de ano, os prazos processuais foram suspensos e todas as comarcas e o Tribunal de Justiça trabalharam em regime de plantão para garantir a acessibilidade do cidadão ao Poder Judiciário de Mato Grosso, nas causas consideradas de urgência.
Nas audiências agendadas para esta quarta-feira, dia sete de janeiro, estão previstos 21 recursos a serem julgados pela Segunda Câmara Cível, 54 pela Quinta Câmara Cível e 37 pela Sexta Cível do Tribunal de Justiça. Já para a Segunda Câmara Criminal, são 12 recursos na pauta de julgamento. O horário de funcionamento para atendimento ao público junto ao TJMT é das 12 às 19 horas.

Começa em janeiro comercialização do leite; preço em MT é o menor.


Redação 24HorasNews


A partir deste mês, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) inicia a operação de medidas para apoiar a comercialização do leite. O objetivo do governo é reduzir o excedente do produto no mercado e melhorar os preços para os produtores.

Uma das medidas é o Prêmio de Escoamento de Produto (Pep), que por meio de leilões quinzenais, permitirá escoamento da produção para regiões deficitárias.

Os leilões, realizados com base nos preços mínimos, iniciam-se em 13 de janeiro, quando serão ofertados 200 milhões de litros do produto. O preço de referência para efeito de comprovação será de R$ 0,47 por litro de leite nas regiões Sul e Sudeste.

Na região Centro-Oeste, o preço mínimo será R$ 0,45 por litro, exceto no estado de Mato Grosso, em que a referência foi fixada em R$ 0,41. O valor do prêmio é R$ 0,07 por litro.

Também está prevista para a primeira quinzena de janeiro a Linha Especial de Crédito (Lec) para o leite, que permite financiar o carregamento do estoque de leite e derivados para garantir melhores preços na comercialização.

A Lec terá limite de R$ 15 milhões para indústria ou beneficiadora, com taxa de juro a 6,75%, e poderá ser contratada até junho de 2009. O preço de referência para efeito de comprovação será de R$ 0,55 por litro nas regiões Sul e Sudeste. As informações são do MAPA.

O Poder Judiciário volta às atividades...



Notícias - 6/1/2009

TJs voltam do recesso hoje. STF e STJ só retornam dia 2 de fevereiro.

Após o recesso forense, pelo qual as atividades nos Estados foram suspensas desde o dia 22 de dezembro, os Tribunais de Justiça voltam a funcionar hoje, dia 6.

O Supremo Tribunal Federal (STF) segue em recesso até 2 de fevereiro; se pedidos urgentes chegarem ao Tribunal nesse período, serão analisados pelo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes. Conforme informações do STF, o esquema faz parte da mudança regimental implementada em outubro de 2008.

O texto anterior incluía, entre as atribuições do ministro-presidente, a análise de medidas cautelares. A nova redação diz que cabe ao presidente "decidir questões urgentes nos períodos de recesso ou de férias".

Da mesma forma que o STF, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) também volta às atividades em fevereiro. O protocolo externo de petições e processos do STJ também retoma o funcionamento normal a partir do dia 2 de fevereiro de 2009.

Já os Tribunais de Justiça, que tiveram as atividades forenses suspensas por resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), voltam hoje ao trabalho.

Foram excluídos do recesso os servidores, os juízes e os desembargadores designados para o plantão judiciário de 2º grau, cartórios extrajudiciais e Serviços de Atendimento Judiciário em todo o Estado e no Núcleo de Atendimento Judiciário da capital federal.

A pauta de julgamentos prevista para 2009 STF indica que a Corte continuará sob os holofotes ao ter de analisar questões de grande repercussão.

Em fevereiro, na volta do recesso, será retomado o julgamento da constitucionalidade da demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, iniciado e interrompido duas vezes em 2008. Já foram oito os votos a favor da demarcação contínua até o novo pedido de vista, do ministro Marco Aurélio Mello.

Ainda em fevereiro, deve voltar à pauta proposta de súmula vinculante apresentada pelo Conselho Federal da OAB para que advogados tenham acesso aos autos mesmo em processos que correm sob sigilo.

Outra ação que a Corte examinará ao longo de 2009 é a ADPF proposta pela OAB para se desvincular o crime de tortura da Lei de Anistia, por considerar que a tortura é crime de lesa-humanidade e não pode ser anistiada.

Os ministros do STF devem discutir também a constitucionalidade das cotas para negros incluídas no Programa Universidade Para Todos (ProUni), o monopólio dos Correios nos serviços postais, a possibilidade de importação de pneus usados e a legalidade da inclusão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na base de cálculo da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Fonte: OAB

Amélia que era mulher de verdade!...


Ataulfo Alves canta "Ai, que Saudades da Amélia"


O mineiro de Miraí, Ataulfo Alves de Sousa, era um dos sete filhos do Capitão Severino, violeiro, sanfoneiro e repentista da Zona da Mata. Nasceu em 1909. Com oito anos, já fazia versos, respondendo aos improvisos do pai. Com a morte deste, a família teve de se mudar para a cidade, onde aos dez anos começou a ajudar a mãe no sustento da casa: foi leiteiro, condutor de bois, carregador de malas na estação, menino de recados, marceneiro, engraxate e lavrador.
Aos 18 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro a partir do convite do médico Afrânio Moreira Resende. Durante o dia, trabalhava no consultório, entregando recados e receitas, e, à noite, fazia limpeza e outros serviços domésticos na casa do médico. Depois do trabalho voltava para casa no bairro de Rio Comprido, onde costumava frequentar rodas de samba. Já sabia tocar violão, cavaquinho e bandolim, e organizou um conjunto que animava as festas do bairro.
Em 1941, Ataulfo fez sua primeira experiência como intérprete, gravando seus sambas 'Leva, meu samba...' e Alegria na casa de pobre (com Abel Neto).

Em 1942 a situação financeira difícil e a hesitação dos cantores em gravar sua ultima composição fizeram com que ele próprio lançasse, para o Carnaval do ano, "Ai, que Saudades da Amélia". Gravado com acompanhamento do grupo Academia do Samba e abertura de Jacó do Bandolim, o samba, feito a partir de três quadras apresentadas por Mário Lago para serem musicadas, resultou em grande sucesso popular.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Falta de Verba...Pasmem, colegas!



Atlanta não tem dinheiro para pagar defensores públicos.


A cidade de Atlanta, na Geórgia, enfrenta um episódio sem precedentes na história jurídica dos Estados Unidos. Não há verbas para pagar defensores públicos e também advogados nomeados pelo Estado, para defender carentes. Há o risco de condenações serem anuladas porque as sentenças foram dadas contra réus sem advogados. As informações estão em The Atlanta Journal-Constitution.
Um dos casos é o de um homem acusado de matar ma mulher. Ele ficou sem advogado por oito meses, enquanto o processo corria. Jamie Ryan Weis matou, em fevereiro de 2006, a vendedora Catherine King. A promotoria queria a pena de morte - mesmo diante do fato de que os dois advogados abandonaram o caso por não terem recebido honorários do Conselho Público de Defesa do Estado da Geórgia.

Os advogados Bob Citronberg e Tom West deixaram o caso alegando que não receberam "um único centavo do Estado" pela defesa de Jamie Weis.
Outro caso recente é o de Brian G. Nichols, que matou um juiz e outras três pessoas em 2005 com tiros. Os honorários de seu caso custaram US$ 2 milhões aos cofres públicos. Tamanha soma foi usada, nos últimos três anos, para justificar o corte de verbas da Defensoria Pública de Atlanta. Nichols foi condenado em dezembro de 2008 à prisão perpétua.
Revista Consultor Jurídico, 4 de janeiro de 2009

Noticiário Jurídico.


Notícias da Justiça e do Direito nos jornais deste domingo.

Inspeção em presídios brasileiros flagrou, no segundo semestre de 2008, mil presos que já tinham cumprido suas penas, mas continuavam atrás das grades. O mutirão do Conselho Nacional de Justiça localizou outros 1.218 condenados que não recebiam benefícios como indulto e mudança de regime. A informação é do jornal O Globo.

Navalha na carne
Corregedor do CNJ, o ministro Gilson Dipp se diz decepcionado e envergonhado com casos de corrupção de juízes, mas afirma que não terá qualquer constrangimento para punir colegas. De acordo com o jornal O Globo, ele repudia também discussões públicas entre magistrados.

Conflito em Gaza
O jornal O Estado de S.Paulo informa que as Forças Armadas de Israel iniciaram no sábado (3/1) uma ofensiva por terra contra o grupo palestino Hamas na Faixa de Gaza, matando ao menos 30 militantes (não havia confirmação de baixas entre soldados israelenses), uma semana após o início dos bombardeios aéreos que já deixaram mais de 460 palestinos e 4 civis israelenses mortos. A invasão começou logo após anoitecer, quando terminou o shabat (o dia semanal de descanso judaico), com os soldados avançando 2 quilômetros dentro de Gaza. A Folha de S.Paulo e o Correio Braziliense também abordaram o assunto.

Viagens presidencial
De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, Lula continua batendo todos os recordes de FHC em número de viagens ao exterior, países visitados e dias fora do país, segundo levantamento feito pelo jornal. É que em 2007 e 2008, o presidente dedicou 138 dias, quatro meses e meio, à agenda externa. Um aumento de 68% em relação aos 82 dias que passou fora do Brasil em 2003 e 2004, igual período do primeiro mandato. Se, em tese, refizesse todas as viagens internacionais do segundo mandato sem interrupções, uma após a outra, Lula teria se ausentado da capital federal de 1º de janeiro a 17 de maio.

Obras paradas
A Folha de S.Paulo publica que um ano e meio após ser iniciada, a obra da transposição do rio São Francisco, em trechos ao longo de sua rota, ainda se resume a estacas de madeira que, fincadas em meio à caatinga, marcam onde passarão os canais levando água a regiões secas. Por enquanto, carroças puxadas por jegues levam tambores com água barrenta a moradores dessa parte da obra. Eles têm antenas parabólicas e podem chamar a carroça por celular, no serviço "disque-jegue", mas enfrentam racionamento de água para beber.

Déficit fiscal
Depois de um primeiro ano de governo "duro", por conta de ajustes econômicos, e de um segundo ano "pior", devido a escândalos políticos que levaram a uma "crise de Estado", a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB) acredita que a tempestade passou e é hora da colheita. "Não há mais torres para derrubar", diz. De acordo com a Folha, a colheita que espera está calcada no déficit zero alcançado por sua gestão e na retomada de investimentos sociais.

Preço lá em baixo
O jornal O Globo informa que os passageiros podem esperar uma queda de 30%, em média, do preço das passagens aéreas a partir de março deste ano, prevêem especialistas em aviação e técnicos do governo. A recessão econômica, com queda na renda das famílias, aliada ao fim de alta estação e à entrada em operação da Azul devem estimular o aumento da concorrência no setor, beneficiando os turistas. No entanto, consumidores que poderiam desfrutar, a partir de janeiro, de descontos de até 20% nas tarifas para Europa e EUA, como determinou a Anac, aguardam decisão da Justiça ao recurso ajuizado pelas empresas nacionais.
Revista Consultor Jurídico, 4 de janeiro de 2009

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Mais um pouquinho sobre a Reforma Ortográfica...


Aula de Português, ou melhor, de Língua Portuguesa!...

Meus queridos alunos e alunas!...


O tema da nossa aula de hoje é “Reforma Ortográfica”:

A partir deste ano (2009), entrará em vigor a reforma ortográfica que tornará a Língua Portuguesa um idioma único em todo o mundo.Essa reforma afetará menos de 2% do português falado no Brasil, portanto, não será difícil memorizá-la.
Então, vamos lá...

a) O TREMA deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados. Ex.: conseqüência não será mais a forma correta, mas consequência.Müller - por ser nome próprio, permanecerá.

b) Não se usará mais o HÍFEN:- quando o segundo elemento começar com S ou R, pois, ao invés do hífen, essas letras serão duplicadas. Ex.: anti-semita, não será mais a forma correta, mas antissemita; contra-regra, não será correta, mas contrarregra.Exceção: Só não mudará quando os primeiros elementos terminarem com R: Ex.: hiper-requintado; inter-resistente; super-rancoroso.

c) Não se usará mais o HÍFEN:- quando o primeiro elemento terminar em vogal e o segundo elemento começar com uma vogal diferente. Ex.: extra-escolar, não será mais a forma correta, mas extraescolar; auto-estrada, não será mais a forma correta, mas autoestrada.

d) Não se usará mais o ACENTO CIRCUNFLEXO:- nas 3ª pessoas do plural do Presente do Indicativo, ou do Subjuntivo dos verbos: “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus derivados. Assim, crêem, dêem, lêem vêem, não serão mais as formas corretas, mas creem, deem, leem veem.

e) Não se usará mais o ACENTO CIRCUNFLEXO:- em palavras terminadas em hiato OO. Ex.: enjôo, vôo, não será mais as formas corretas, mas enjoo, voo.

f) Não se usará mais o ACENTO AGUDO:- em palavras terminadas em “eia” e “oia”. Ex.: idéia, jóia, não serão mais as formas corretas, mas ideia, joia.

g) Não se usará mais o ACENTO AGUDO:nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos, quando precedidos de ditongo. Ex.: feiúra, viúva, não será mais as formas corretas, mas feiura, viuva.

h) Não se usará mais o ACENTO AGUDO:nos poucos verbos em que há a letra “u” tônico depois de “g” e “q”, antes de “e” ou “i”. Ex.: verbo averiguar – averigúe – não será mais correto, mas averigue;verbo arguir - argúem – não será mais correto, mas arguem;verbo apaziguar – apazigúem – não será mais correto, mas apaziguem.

i)O alfabeto terá 26 letras:A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z.

j) Nessa Reforma Ortográfica, só o português lusitano (aquele falado em Portugal) teve mais mudanças.
Desaparecerão o “c” e o “p” de palavras em que essas letras não são pronunciadas. Ex.: acção - acto - adopçãoação - ato - adoção.
k) No português de Portugal, houve mudança na grafia:


Será eliminado o “h” de palavras como “herva” e “húmido”, que serão grafadas como no Brasil: erva e úmido.

E, para que a REFORMA ORTOGRÁFICA não o apanhe desprevenido, mantenha estes lembretes sempre à mão.
Em caso de dúvidas, visitem o site da SCRITTA e mantenha-se sempre atualizado nas questões referentes à nossa Língua Portuguesa: http://www.scrittaonline.com.br/

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

PSIU!...


Disk-Silêncio registra mais de 1900 reclamações de poluição sonora.

Redação 24HorasNews


O Disk-Silêncio-Serviço de Controle da Poluição Sonora da Prefeitura de Cuiabá, registrou de janeiro a dezembro 1905 reclamações de som alto. Os bares e lanchonetes, com 31% das chamadas, são campeões de denúncias, seguidos pelas residências que somam 29%. Em terceiro lugar estão os veículos, que marcam 416 queixas.

Das denúncias averiguadas, apenas em 101 casos foi necessário notificar o local. Na maioria das vezes, o estabelecimento que causa o ruído atende a solicitação da fiscalização em diminuir o volume do ruído.

O Disk-Silêncio funciona todas as noites e finais de semana em regime de plantão. Pelo telefone: 9982-3210, qualquer pessoa pode denunciar. Baseados na lei 3.819/99, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano atendem reclamações de ruídos que causam incômodo e mal-estar à população.

Com o aparelho decibelímetro, fiscais medem o nível do ruído produzido. A medição segue padrões da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). Se os responsáveis pelo som não atenderem o volume permitido, podem ser multados e terem seus estabelecimentos lacrados e interditados.

Todas as denúncias são recebidas, cadastradas e enviadas à fiscalização. É necessário que o reclamante informe corretamente o endereço completo do local que provoca o barulho. Segundo o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Eduardo Figueiredo, o denunciante também deve fornecer nome completo, endereço e telefone. "É importante para que a pessoa possa acompanhar o processo da fiscalização e a identidade ficará em sigilo", garante.

O Disk-Silêncio pode receber reclamações de bares, boates, festas, restaurantes, espetáculos, edifícios, obras em andamento, residências, e de qualquer atividade que produza ruído em excesso.
Livia Pulcherio

REFORMA ORTOGRÁFICA



Conheça as regras que valem a partir desta quinta-feira (1º/01/2009).


As novas regras ortográficas, promulgadas no Decreto 6.583/08, passam a valer a partir desta quinta-feira, dia 1º de janeiro de 2009.
Além do Brasil e Portugal, também devem se adaptar às novas regras os países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Não deve ser usado mais o trema, diversas palavras deixam de ser acentuadas e entram em vigor novas regras para o uso do hífen.
Além disso, o alfabeto ganhará três letras: K, W e Y.
De acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012, valem as duas formas de escrever: a antiga e a nova.
Em 2009, começa o chamado "período de transição". Portugal, que também aprovou o acordo ortográfico, terá até 2014 para se adaptar às novas regras.
Algumas regras ainda deverão ser discutidas entre as Academias de Letras dos países que falam a língua portuguesa. Espera-se que a Academia Brasileira de Letras organize um vocabulário até fevereiro de 2009.
Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo publicada na terça-feira (30/12), a mudança afetará 0,5% dos vocábulos no Brasil e 1,3% das palavras em Portugal.


Conheça as principais mudanças:
Trema
— não se usa mais trema para indicar que a letra u deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.

Com o era: Freqüente, lingüiça, agüentar
Como fica: Frequente, linguiça, aguentar
Palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros continuam inalteradas. Ex.: Müller




Acentuação 1 — não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba)

Como era: Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia
Como fica: Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia
Herói, papéis, troféu mantêm o acento (porque têm a última sílaba mais forte).




Acentuação 2 — nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo

Como era: Baiúca, bocaiúva, feiúra
Como fica: Baiuca, bocaiuva, feiura
Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua. Ex.: Piauí.




Acentuação 3 — não se usa mais o acento nas palavras terminadas em êem e ôo

Como era:
Crêem, dêem, lêem, vêem, prevêem, vôo, enjôos
Como fica: Creem, deem, leem, veem, preveem, voo.




Acentuação 4 — não se usa mais acento que diferenciava pares pára/para, pêlos/pelos, entre outros.

Como era: Pára, péla, pêlo, pólo, pêra, côa
Como fica: Para, pela, pelo, polo, pera, côa
Permanece o acento diferencial em pôde/pode. Pôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3ª pessoa do singular. Pode é a forma do presente do indicativo, na 3ª pessoa do singular.
Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como dos seus derivados (manter, deter, reter, conter).




Acentuação 5 — não se usa mais acento agudo no u tônico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles) arguem.

Antes: Averigúe, apazigúe, ele argúi
Depois: Averigue, apazigue, ele argui

Hífen — principais regras
Prefixos
Usa hífen
Não usa hífen
Agro, ante, anti, arqui, auto, contra, extra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, semi, sobre, supra, tele, ultra...
Quando a palavra seguinte começa com h ou com vogal igual à última do prefixo: auto-hipnose, auto-observação, anti-herói, anti-imperalista, micro-ondas, mini-hotel.

Em todos os demais casos: autorretrato, autossustentável, autoanálise, autocontrole, antirracista, antissocial, antivírus, minidicionário, minissaia, minirreforma, ultrassom

Hiper, inter, super
Quando a palavra seguinte começa com h ou com r: super-homem, inter-regional
Em todos os demais casos: hiperinflação, supersônico.

Sub
Quando a palavra seguinte começa com b, h ou r: sub-base, sub-reino, sub-humano
Em todos os demais casos: subsecretário, subeditor.

Vice
Sempre: vice-rei, vice-presidente.

Pan, circum
Quando a palavra seguinte começa com h, m, n ou vogais: pan-americano, circum-hospitalar
Em todos os demais casos: pansexual, circuncisão.




Fonte: Michaelis — Guia prático da nova ortografia
Revista Consultor Jurídico, 1º de janeiro de 2009

Novas regras de trânsito entram em vigor nesta quinta-feira (1º/01/2009)

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou para esta quinta-feira (1º) o início de novas regras para o trânsito. A mudança que afetará diretamente os futuros condutores será o aumento da carga horária dos cursos teórico e prático para tirar a carteira de habilitação.

As outras alterações são a restrição do uso de faróis de xenônio e o novo lacre de identificação nas placas.

CNH

Para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o futuro condutor terá de cumprir 45 horas de aulas teóricas. Já o curso de direção veicular, antes com carga horária de 15 horas aula, passa a ser de 20 horas aula. O curso de prática de direção para motocicleta também sofre modificações, e poderá ser realizado em via pública, com monitoramento pelo instrutor em outro veículo.

Kits de xenônio

Além da formação dos condutores, o Contran publicou uma resolução para controlar o uso dos faróis de gás xenônio. Segundo a nova regra, só poderão rodar com esse tipo de farol os veículos que tiverem um sistema que regule a altura das lâmpadas, quando existir desníveis na pista ou sobrecarga no porta-malas. Outro equipamento de segurança obrigatório é o limpador de farol, que evita que os fachos de luz sejam alterados pela sujeira e atrapalhem a visibilidade dos condutores de outros carros. Os dois equipamentos são instalados nos veículos que vêm de fábrica com os faróis de xenônio. Ou seja, quem instalou o kit de xenônio depois de comprar o carro terá de retira-lo. As irregularidades são consideradas infração grave, com multa de R$ 127 e retenção do veículo.

Lacre

Carros e motos que forem emplacados a partir desta quinta-feira receberão o novo lacre para placas, que impossibilita fraudes, que visa impossibilitar crimes, como roubo de veículos, clones de placas, desmanches fraudulentos e desvio de carros para as fronteiras.

O lacre é ainda um instrumento para desarticulação das máfias que envolvem setores de emplacamento de veículos.
G1

ADEUS ANO VELHO!...


ADEUS ANO VELHO!
FELIZ ANO NOVO!
QUE TUDO SE REALIZE NO ANO QUE JÁ NASCEU:
MUITO DINHEIRO NO BOLSO, SAÚDE PRÁ DAR E VENDER!...



Além das costumeiras saudações de BOAS FESTAS, com Paz, Saúde e muito Sucesso em 2009, registro aqui, aos colegas, amigos e vistantes, os votos de que, neste Novo Ano, possamos alcançar todos os nossos objetivos, em especial aqueles voltados para a igualdade social e a efetivação da tão almejada JUSTIÇA!


Besitos a todos.