segunda-feira, 31 de março de 2008

O Planeta Terra em discussão...

Encontram-se reunidos em Bangcoc, na Tailândia, especialistas em mudança climática do mundo todo que, sob a presidência do Secretário da Convenção Marco da ONU sobre Mudança Climática, o holandês Yvo de Boer, pretendem traçar um "Mapa de Caminho" para as próximas negociações sobre tão importante e delicado assunto. Depois destes cinco dias de trabalho intensivo, a representação se reunirá em Copenhague, na Dinamarca, em Dezembro/2008 e, se reunirá outras vezes, tantas quantas forem necessárias, em data e local previamente marcados.
O objetivo principal deste evento é concretizar acordos já firmados em dezembro/2007, na Indonésia, onde representantes de 190 países, sob forte tensão, expuseram e debateram questões ambientais de alta relevância, buscando firmar um novo pacto global contra a mudança climática antes de 2009.
Nesse evento (2007), quando tudo parecia entravado ante a intransigência americana de não ceder às recomendações firmadas para o novo pacto global, o holandês, Yvo Boer, tomado de forte emoção, chorou copiosamente.
Essas conversações da Conferência realizada em Bali, em 2007, chegaram a termo quando os Estados Unidos, inicialmente arrogante e irredutível, finalmente, cederam e aceitaram firmar compromissos de reduzir suas atividades provocadoras de emissão de gases poluentes.
Em Bangcoc, Yvo Boer, está bastante otimista, afiançando que, neste encontro, o clima é de paz, tendo certeza de que os objetivos propostos avançarão.

domingo, 30 de março de 2008

"Maria da Penha", na voz de Alcione


Vi que a grande intérprete, Alcione, gravou a música MARIA DA PENHA, uma composição de Paulinho Resende e Evandro Lima. O mês de Março está no seu último dia, mas a homenagem às mulheres continua ao longo dos dias, meses e anos... e a Maria da Penha também, por isso, fica aqui, registrada a letra, que é oportuna e muito interessante:

"Comigo não, violão
Na cara que mamãe beijou, "Zé Ruela" nenhum bota a mão.
Se tentar me bater, vai se arrepender.
Eu tenho cabelo na venta e o que venta lá, venta cá
Sou brasileira, guerreira, não tô de bobeira
Não pague prá ver
Porque vai ficar quente a chapa...
Você não vai ter sossego na vida, seu moço
Se me der um tapa, da Dona Maria da Penha você não escapa.
O bicho pegou, não tem mais a banca: vacilou, tá na tranca
Respeito, afinal, é bom e eu gosto
Saia do meu pé, ou te mando a lei na lata, seu Mané
Bater em mulher é onda de otário
Não gosta do artigo, meu bem
Sai logo do armário
Não vem que eu não sou mulher de ficar levando esculacho
Aqui...o buraco é mais embaixo
A nossa paixão já foi tarde
Cantou prá subir, Deus a tenha
Se der mais um passo, eu te passo a "Maria da Penha".
Você quer voltar pro meu mundo, mas eu já troquei minha senha
Dá linha, malandro, que eu te mando a "Maria da Penha".
Não quer se dar mal, se contenha. Sou fogo, onde você é lenha
Não manda o seu casco, que eu te tasco a "Maria da Penha"
Se quer um conselho, não venha
Com essa arrogância ferrenha...vai dar com a cara
Bem na mão da "Maria da Penha"!"

sexta-feira, 28 de março de 2008

Pantanal - Paraíso das águas










O Jornal A GAZETA, na edição de hoje (28 de março de 2008) publicou na página 7E, matéria de página inteira, dizendo que o 'Pantanal reserva ao turista cenários deslumbrantes e é ainda mais único durante o período de cheia que está prestes a terminar'. Informa que 'Abril é o último mês do ano em que os turistas têm oportunidade de ver o Pantanal completamente alagado. Em maio começa a vazante e, em seguida, a temporada de seca. As chuvas só recomeçam em outubro e a região fica alagada novamente somente em janeiro. Vale destacar que estes períodos oscilam de ano para ano. Na vazante, as áreas de terra firme - que são bem poucas entre novembro e março - começam a se destacar e os animais aproveitam estes locais para se aquecer do sol. A temperatura sempre gira em torno de 40ºC, mas a umidade da região faz com que o ser humano sinta mais calor'.


Trata-se de um convite para que as pessoas venham visitar e se encantar com a beleza ímpar desse deslumbrante cenário com que a natureza nos brindou; vale a pena visitar o Pantanal, tanto nesta época da cheia em que a abundância de água, torna as árvores mais verdejantes, podendo-se encantar com a exuberância de sua flora e fauna, com centenas e milhares de aves e animais se regozijando com a fartura de alimentos, ou trafegando de um lado para outro, a procura de poças e reservatórios de água que restaram, no período da vazante.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Aprendendo e apreendendo um pouco da BPW!...


A BPW (Business Professional Women) - Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - é uma Organização Não-Governamental, de utilidade pública e apartidária, que busca:

* Melhorar o padrão de serviços prestados pela mulher;

* Defender a igualdade de oportunidades jurídicas, sociais, econômicas e políticas;

* Eliminar toda forma de discriminação;

* Defender melhores condições para a participação no setor produtivo;

* Desenvolver atividades que aperfeiçoem a qualificação profissional e a capacidade intelectual;

* Estimular e encorajar a aceitação e realização das responsabilidades com a comunidade local nacional e internacional;

* Encorajar a aquisição de educação, de treinamento profissional e de educação superior;

* Estimular a realização profissional e seu uso em proveito de outras mulheres;

* Promover o relacionamento entre executivas e profissionais do mundo inteiro, visando à cooperação e ao intercâmbio;

* Incrementar a posição feminina nas profissões e nos negócios e, consequentemente, na vida econômica de seus países.

Lei de Mato Grosso é a primeira específica sobre o Pantanal


OLHAR DIRETO: 23/03/2008, às 14:44 hs - Notícias - Meio Ambiente: "No dia 21 de janeiro deste ano entrou em vigor a Lei nº 8.830 - a Lei do Pantanal, considerada um marco para a legislação brasileira que, até então, não possuía nenhuma regra específica ou condizente com as peculiaridades da planície pantaneira. A lei do Pantanal cria uma política de gestão para a Bacia do Alto Paraguai, em Mato Grosso, baseada na proteção e preservação dos recursos naturais ali existentes. As ações apresentadas pela lei limitam-se à planície alagável da BAP (Bacia do Alto Paraguai).

A lei é de grande importância para a política de gestão do Pantanal Mato-grossense porque define, de maneira clara, o que é permitido e o que é proibido dentro dos limites do ecossistema".

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Assim que tiver em mãos, o texto legal, pretendo transcrevê-lo aqui, para tomarmos ciência!

IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família


Vejam O Estatuto das Famílias - uma proposição do IBDFAM: "A complexidade da sociedade contemporânea incita transformações de diversas ordens que incidem diretamente na realidade sociocultural e privada dos cidadãos. Novos arranjos e composições familiares se materializaram sem que a Lei tivesse tempo de prever e proteger seus direitos. A garantia dessa pluralidade se encontra ameaçada, sendo mister e oportuno um ordenamento jurídico brasileiro mais humanitário e inclusivo.

Atento às transformações, o IBDFAM, de acordo com seus objetivos institucionais, desde março de 2007, vem trabalhando na construção de um projeto de lei para a criação do Estatuto das Famílias. Uma nova legislação que visa positivar um Direito de Família mais adequado às necessidades e à realidade da sociedade contemporânea. Mais que uma reforma no Código Civil, o projeto desmembra o título que trata do Direito de Família e reestrutura toda a matéria, criando um estatuto autônomo, com novas regras materiais e processuais.

O Estatuto das Famílias, além de incorporar vários projetos de lei específicos que tramitam no Congresso Nacional, busca soluções para conflitos e demandas familiares, a partir de novos valores jurídicos como o afeto, o cuidado, a solidariedade e a pluralidade.

Preocupado não apenas em assegurar direitos, mas também em efetivá-los, o Estatuto regulou os aspectos processuais e procedimentais. Optou-se pela celeridade, simplicidade, informalidade, fungibilidade e economia processual a fim de proporcionar a efetiva concretização dos princípios constitucionais da igualdade, dignidade e solidariedade familiar.

No desafio de garantir essa tão sonhada pluralidade, o IBDFAM contou com o apoio de cerca de 4.000 associados que compõe o quadro social da entidade e, ainda, com a participação de centenas de juristas, professores e estudiosos do Direito de Família do País.

O sopro de transformação já está dado. O Estatuto das Famílias já tramita no Congresso Nacional. Como um presente de aniversário, o projeto de lei foi protocolado no dia em que o IBDFAM completou dez anos. Ainda há um longo caminho a trilhar..."


Comissão de Sistematização

Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka (SP)

Luiz Edson Fachin (PR)

Maria Berenice Dias (RS)

Paulo Luiz Netto Lôbo (AL)

Rodrigo da Cunha Pereira (MG)

Rolf Madaleno (RS)

Rosana Fachin (PR)

terça-feira, 25 de março de 2008

No Cantinho Romântico, Cecília Meireles: " 4º Motivo da rosa"


Não te aflijas com a pétala que voa:

Também é ser, deixar de ser assim.

Rosas verá, só de cinzas franzida

mortas, intactas pelo teu jardim.

Eu deixo aroma até nos meus espinhos

ao longe, o vento vai falando de mim.

E por perder-me é que vão me lembrando,

por desfolhar-me é que não tenho fim.

"Comunidade Quilombola de Mata Cavalo"

Como membro do CEPIR - Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, não poderia deixar de registrar algumas palavras sobre a Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, localizada no Município de Nossa Senhora do Livramento/MT, composta por aproximadamente, 350 famílias. É admirável a luta das valorosas pessoas que ali vivem: independentemente de ser homem ou mulher, todos se empenham na garantia do respeito a esse chão que, a duras penas, conquistaram. Ainda restam algumas pendências a serem dirimidas, para que a demarcação se configure plenamente favorável, mas a garra com que essa gente vive o dia-a-dia é o principal esteio onde repousa a esperança dessa nação.Embora os membros desenvolvam atividades variadas, tais como: pedreiros, carpinteiros, a maioria das pessoas que compõem a Comunidade Mata Cavalo se dedicam à agricultura, com uma cultura bastante diversificada: banana - que é o carro-chefe, mandioca, milho, arroz, batata-doce, cana-de-açúcar, feijão, abóbora, cará, dentre outras. Sem contar que, da mandioca, produzem a farinha, utilizando-se, atualmente da farinheira, que veio substituir a confecção manual, que era mais lenta e cansativa. Criam galinhas e porcos. Os produtos são comercializados nas feiras de Cuiabá e Várzea Grande; alguns são vendidos ali também. Quase sempre, o sistema de trabalho desenvolvido é através de mutirão coletivo, sempre um ajudando o outro.Esse espírito de união é evidente, demonstrado numa alegria constante, em especial quando organizam as festas tradicionais, de São Benedito, São Gonçalo e apresentações das danças afro (Congada), de siriri, cururu etc A Comunidade Quilombola de Mata Cavalo pode contar com Escola, que foi construída com o esforço harmônico de todos, podendo solucionar os problemas de seus filhos, que não precisam mais se deslocar para a cidade mais próxima em busca de Educação. O corpo docente é formado por pessoas da própria comunidade. Apesar do empenho de todos, ainda restam algumas dificuldades a serem sanadas, mas todos estão convictos de que logo serão vitoriosos. Essa harmonia conjugada serve de apoio a todos! É o que se pode sentir na mensagem transmitida por Laura Ferreira da Silva: "Ser mulher e, principalmente, uma mulher quilombola, para nós é uma dádiva de Deus. Cada dia que passa, nós tentamos alcançar os nossos objetivos, porque a gente sabe que não é fácil essa luta. Mas a gente tenta dar continuidade ao que os nossos ancestrais nos deixaram, que é a luta para a gente ser reconhecido de igual para igual, tanto faz ser branco, índio ou multao, para a gente ser reconhecido de igual para igual. Então, ser quilombola para mim é isso, a gente poder alcançar os nossos objetivos, lutar e buscar o mesmo ideal".

domingo, 23 de março de 2008

Aquífero Guarani


A água, que é o bem mais precioso da humanidade, encontrou nos subterrâneos do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai o seu grande reservatório.

O aquífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea da América do Sul.

Localizado na região centro-leste, ocupa uma área de mais de um milhão de quilômetros quadrados, sendo que sua maior ocorrência se dá em território brasileiro, com 840.000 quilômetros quadrados, nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

É dito que, havendo escassez do produto, esta vasta reserva subterrânea pode fornecer água potável, ao mundo todo, por duzentos (200) anos.

No caso de uma possível falta de água potável no Planeta, este recurso natural já vem sendo rapidamente politizado, tornando-se o controle do Aquífero Guarani cada vez mais controverso.

De Guilherme Arantes: "Planeta Água"

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão...
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão;
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão,
Águas que banham aldeias e matam a sede da população;
Águas que caem das pedras, no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas, no leito dos lagos, no leito dos lagos.

Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'águaé misteriosa canção,
Água que o sol evapora, procéu vai embora, virar nuvem de algodão.
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação;
Gotas de água da chuva tão tristes, são lágrimas na inundação.
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra.
Terra, planeta água...
Terra, planeta água...

sexta-feira, 21 de março de 2008

ONG defende ferrovia e deve ir à Justiça contra obras da BR-163


Redação 24HorasNews: A ONG 'Preserve a Amazônia' estuda a possibilidade de pedir, na Justiça, a paralisação das obras da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém, no Pará, considerada uma das principais vias para fins de escoamento da produção e de produtores florestais para exportação. A informação foi dada pelo coordenador da entidade, Marcos Mariani, durante o seminário "Ferrovia X BR- 319: um debate necessário e urgente para o Amazonas", realizado por ONGs, com o apoio do governo do Estado do Amazonas, em Manaus.

Ele disse que a entidade começou um movimento a favor de ferrovias na região: "Vá de Trem! Preserve a Amazônia". Mariani ressaltou que estudos e estatísticas sobre o desmatamento apontam que mais de 80% da área desmatada da Amazônia, que abrange os Estados de Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Mato Grosso, estão a até 50 km das rodovias.

Para ele, as estradas favorecem o desmatamento, e os estudos ambientais para licenciamento de rodovias não atendem à legislação brasileira. "Há pressão política por parte das empreiteiras que atuam nessas obras" - afirmou Mariani.

Ambientalistas são contrários à reconstrução da BR-319, prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e defendem a construção de uma ferrovia entre duas cidades amazonenses: Careiro Castanho (a 80 km de Manaus) e Humaitá (a cem quilômetros de Porto Velho). Segundo o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, a ferrovia conteria 80% o desmatamento previsto para a reconstrução da BR-319.

O seminário foi convocado para discutir a reconstrução da BR-319 (Manaus-Porto Velho). O evento concluiu que a obra pode provocar o desmatamento de mais de cinco milhões de hectares de floresta na Amazônia até 2050.

As informações são do jornal O Globo.



quarta-feira, 19 de março de 2008

Vamos agendar?...

-Seguindo a programação da IV Agenda Única, organizada pela Prefeitura de Cuiabá, com atuação direta da Vice-Prefeitura, em parceria com algumas instituições locais, consta para o período de 25 a 28 de março: a 9ª Conferência Bienal da Associação Internacional de Juízas, na cidade do Panamá, Panamá - no Hotel Miramar Intercontinental, figurando como destaque (para nós de MT), a Associação Nacional de Magistradas do Egrégio TJ/MT e da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, sob a Presidência da Des. Shelma Lombardi de Kato.
- Consoante a programação que leva o título de "6º Março é Mulher" organizada pela BPW/ Cuiabá-MT (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais), em parceria com o SEBRAE e diversas iniciativas públicas e privadas, no próximo dia 27, das 8:00 às 12:oo hs, no Centro Cultural Silva Freire: Avenida Palmiro Paes de Barros - Rodovia Cuiabá/ Santo Antonio - Bairro Vista Alegre - Coxipó: será proferida a Palestra: "Saúde da Mulher e Auto-Estima".
- Ainda na programação da Comissão do Direito da Mulher da OAB/MT consta no dia 29 de março, das 8:00 às 13:00 hs, no Bairro Morada do Ouro, na Grande Loja Maçônica: Ação Pró Defesa da Mulher.
- No dia 30 de março (domingo) durante o dia todo, em mais um 'Mutirão da Cidadania', a Defensoria Pública, em parceria com a SETECS e SEJUSP, prestará atendimento Jurídico à população, no Bairro CPA III, nas dependências da Escola Estadual "Professor Leovegildo de Mello". Participarei no período vespertino, das 12:00 às 16:00 horas.
- No período de 15 a 18 de outubro de 2008, Cuiabá sediará o II Congresso Internacional do IBDFAM - Instituto Brasileiro do Direito de Família, cujo tema central versa sobre "Afeto e Estrutura Familiar".

"O ataque das Serpentes" - direto de Belém (PA)


Quando digo que nossas reservas florestais, em especial a Floresta Amazônica, pedem socorro...não é em vão. A revista Época, em sua edição desta semana, nº 513, publicou em Primeiro Plano: O desmatamento da Floresta Amazônica trouxe uma consequência inesperada para a área urbana: uma invasão de cobras na capital do Pará. Segundo o Ibama, as serpentes estão migrando para as cidades. Só neste ano, o órgão ambiental atendeu a 21 casos de pessoas picadas por cobras em Belém.A média do ano passado foi de dois casos por mês. Algumas das serpentes capturadas têm mais de 3 metros de comprimento.

Dois Pontos: MARIA DA PENHA MAIA FERNANDES

"É uma quantia muito inferior ao que gastei para recuperar a saúde, mas o significado vai além disso: tem dimensão internacional contra a impunidade". Este foi o desabafo de MARIA DA PENHA, biofarmacêutica, que emprestou o nome à lei(*) que pune com maior rigidez os agressores de mulheres, sobre a indenização de R$ 60.000,00 (Sessenta Mil Reais), que receberá do governo do Ceará, condenado em 2001, pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da OEA, por não ter punido judicialmente o ex-marido - Marco Antonio Heredia Viveros - que a agrediu durante seis anos. Foram, ainda, duas tentativas de homicídio, praticadas por ele, em 1983; em uma delas, com um tiro pelas costas, Viveros a deixou paraplégica. (*) Lei nº 11.340/06: Maria da Penha)

terça-feira, 18 de março de 2008

Mulher - Narinha - Erasmo Carlos


Dizem que a mulher é o sexo frágil
Mas que mentira absurda
Eu que faço parte da rotina de uma delas
Sei que a força está com elas.

Vejam como é forte a que eu conheço
Sua paciência não tem preço
Satisfaz meu ego se fingindo submissa
Mas, no fundo, me enfeitiça.

Quando eu chego em casa, à noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas pra quem deu a luz não tem mais jeito
Porque um filho quer seu peito
O outro já reclama a sua mão
E o outro quer o amor que ela tiver
Quatro homens dependentes e carentes
Da força da mulher.

Mulher, mulher
Do barro de que você foi gerada
Me veio a inspiração
Pra decantar você nesta canção

Mulher, mulher
Na escola e que você foi ensinada
Jamais tirei um dez
Sou forte, mas não chego aos seus pés...